História

Embora não se saiba ao certo a história da vila de Almeida, sabe-se que foi alvo de conquistas e reconquistas por parte dos cristãos e muçulmanos. Terá sido por volta de  1190 que D. Paio Guterres a  terá reconquistado definitivamente. Recebeu  uma carta de Foral em 1296, concedida por D. Dinis. Foi sempre alvo de batalhas e conquistas pela sua proximidade ao território espanhol.
vila de Almeida faz parte do património nacional construções de defesa da nacionalidade como, por exemplo, Praça-forte apresentando uma forma de estrela, o Castelo, os Paços do Concelho  contruido no séc. XVII e o Convento da Barca no séc. XVIII.
O território do conselho de  Almeida apresenta vestígios de presença humana desde o paleolítico. Existe alguns núcleos castrejos da idade de bronze e do ferro, bem como as informações sobre a presença romana.
No período medieval destacou para a época da formação da nacionalidade.Nesta evolução a dois factores fundamentais : a sua localização no limite fronteiriço do território português e a criação dos concelhos, como forma de garantir o povoamento da fronteira.